terça-feira, 21 de abril de 2009

Vai virando realidade...




Incrível como aqui em Londres a gente vai aos poucos percebendo boa parte das coisas que só conhecia em fotos virarem realidade, aparecerem, se tornarem mais do que palpáveis.

O post da Fer abaixo resume isso de uma certa forma mas hoje (ah hoje!), hoje foi de mais pra mim.

Fomos a Tate Modern, galeria de arte moderna com um dos mais premiados acervos do mundo, a maior de Londres. Lá eu vi muito do que eu conhecia dos livros virar realidade aos pouquinhos, sala após sala. Magritte, Picasso, Monet, Matisse, Dali, Miró. Até os contemporâneos Andy Warhol e Roy Lichtenstein .
Eu não acho que ninguém é obrigado a gostar de arte, sou suspeita pra falar. Mas a importância da arte, de um pintor, de outro escultor não está naquilo que se vê. Sempre que vou a uma galeria eu ouço o tradicional: “Ah minha prima de 5 anos faria isso”. Porém os quadros não estão ali pra se justificarem, se comprovarem. Esses e outros artistas são o que são porque quando todo mundo dizia que arte era ‘a’ eles fizeram ‘b’. E essa já é a importância central de seus trabalhos: inovar e através disso se comprovar.

Por isso eu não julgo a arte, tento sentir, as vezes me parece ruim mesmo, mas pelo menos me toca, me faz sentir.

Uma das melhores tardes aqui em Londres, sem dúvida.

Ruim é que apertou o coração, é saudade.

10 comentários:

  1. tu disse tudo...
    a maioria não sabe apreciar arte e pode até ser que eu também não saiba, mas eu tento e muitas vezes consigo ver coisas nela.
    Londres é essencial na consolidação disso na nossa vida.
    Vi uma exposição de surrealismo no Victoria and Albert Museum que não esqueci mais...
    ai saudadeee

    ResponderExcluir
  2. que bonito o que tu escreveu maíra concordo plenamente..

    ResponderExcluir
  3. que querida! não tinha coisa do seu Acosta lá???ehehehe
    a arte tem mesmo que ser sentida... pena que eu nunca consigo sentir ela! mas vou tentando... queria ser mais sensível pra isso!
    mas eu não digo isso "o fulano de 5 anos faz isso"...ehehehe
    :D

    ResponderExcluir
  4. bah, que massa! deve ser uma sensação muito boa ver todas essas obras ao vivo, depois de conhecer, ouvir falar, ver em livros..
    concordo com o que falastes e torço para que vocês sigam realizando os sonhos de vocês por aí!
    abração!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. deve ter sido um dia especial, tudo isso é tão distante de nós...conhecemos de aulas, histórias, livros, filmes...
    acho que a sensação só gaúcho consegue representar: mas bah! hehehehehe

    ResponderExcluir
  7. puta acervo legal!
    aiaiaia o orgulho do tio Acosta... hihihihi

    sério amada, Claude Monet está nessa galeria, eu adoro ele, queria muito ver de pertinho!

    Te amoooooo

    ResponderExcluir
  8. ah, monet... :~)
    essa experiencia deve ter sido como entrar num livro de historia :) fico feliz! bjao

    ResponderExcluir
  9. e não atualizam mais isso aqui??? só pq trabalham agora?ahaiahuiaa quero vídeos! saudade dos vídeos!

    ResponderExcluir
  10. Digo o mesmo que a Lou...não tenho muita sensibilidade pra sentir essas coisas!Mas nem por isso deixo de admirar os grandes artistas e achar tudo muito inspirante!
    Vejo pela calma e dedicação da minha mãe pintando os quadrinhos dela. heheheheh
    Beijooos!

    ResponderExcluir