segunda-feira, 13 de abril de 2009

Expansão é expansão?

Expandir é importante. Expandir-se é mais ainda. Mas talvez essa expansão não seja exatamente o que parece.

Vir a Londres, por exemplo, é uma forma de expansão. Habitar estranhas regiões, ver novos lugares, sentir diferentes cheiros e apreciar curiosos sabores. Tudo isso é expansão. Como diz o clichê, é expandir os horizontes.

Mas eu penso que não é bem assim que funciona. Sim, eu também busco expansão, mas talvez não na mesma sintonia daqueles que se dizem "desbravadores" da diversidade humana, ou seja, que buscam sempre o novo.

Quanto mais a vida passa, mais percebo que busco o novo apenas pra comprovar o quanto me agrada o velho. Passando a teoria pra prática, exemplifico a questão com um fato que diz respeito a gastronomia. Até agora, em Londres, provei inúmeros pratos das mais diversas nacionalidades e culturas. No entanto, fizemos um churrasquinho aqui ao meio dia hoje. Estava muito bom, matei a saudade. No final pensei: não adianta o quanto coma e onde coma. Churrasco é churrasco. E é sempre a melhor refeição que se pode ter.

Tudo bem que aplicar essa "regra" a esse exemplo talvez seja um pouco injusto. Afinal, gaúcho que se preze sempre vai defender o bom e velho assado de domingo.

Parto, então, pras cervejas. Tudo bem, uma Guinness tem o seu valor. Mas uma Polar, ah, uma Polar. Não consigo evitar de, sempre que tomo uma cerveja aqui, pensar como seria se eu estivesse tomando uma Polar.

Abro aspas a mim mesmo.

"Tudo bem que aplicar essa 'regra' a esse exemplo talvez seja um pouco injusto. Afinal, gaúcho que se preze sempre vai defender a boa e velha Polar."

Levanto, então, duas linhas de pensamento:

1 - O homem busca expandir-se porque deseja novidades. Não se satisfaz com o que tem e busca sempre o novo. Quer sempre mais, imaginando que em algum canto do universo haverá algo que ele ainda não descobriu. Algo muito bom, seja o que for.

2 - O homem busca expandir-se apenas para comprovar a veracidade daquilo que já lhe agrada. Ou seja, precisa ter certeza de que aquilo que lhe faz bem é o que há de melhor para ele. E que em nenhum lugar do mundo vai encontrar algo tão bom quanto.

Uma otimista, outra não. Que me chamem de pessimista, mas me sinto levemente inclinado em relação a segunda.

E digo isso por que uma coisa posso afirmar: não troco meio Entrecot do Cruz de Malta nem por todos os Fish & Chips da Grã-Bretanha!

E tenho dito!

10 comentários:

  1. refleti um pouco sobre as duas alternativas e acho que ficarei com as duas hehehehe. novidades são sempre bem vindas, é ótimo descobrir algo - explorar o que ainda é desconhecido...mas acho que melhor ainda é fazer isto e perceber que a rotina, o velho e o de sempre é bom, faz bem e dá saudade :P

    enquanto isso tomarei polar gelada e comerei croquete no cruz :P huhuhuhuhuh

    ah...dia 25 de maio assistirei Fábio Jr. em Porto, minha meta é conquistá-lo uahauahuhau bem verdade tbm!!!!!

    saudade do quartetoooo! bjosss mil

    ResponderExcluir
  2. "E digo isso por que uma coisa posso afirmar: não troco meio Entrecot do Cruz de Malta nem por todos os Fish & Chips da Grã-Bretanha!" Achei normal e corretíssima a tua conclusão, afinal, gaúcho que é gaúcho...
    Ou por acaso alguém aí, leia-se Fer Má e Julinho, preferiu um Fish & Chips???
    Belissimos texto, como sempre. te lembras que fosses o meu primeiro fã no orkut huiehueheuieh? pois então digo que é extremamente recíproco. (com td respeito má)
    Bejao pessoal

    ResponderExcluir
  3. Tomas refletindo com o gurizedo...

    Digo e repito, que bom sentir saudade, ruim seria se não tivesse todas essas coisas boas para lembrar, ou então não ter a quem esperar para encontrar ou lugares para rever.

    Como sempre parabéns pelo texto!

    Tudo de bom ai, e que as experiencias te sirvam, seja para oq for.

    Beijãoo Camila Martins.

    ResponderExcluir
  4. os textos do toms são sempre os maiores!!
    mas são muito bons de ler!
    :D
    eu concordo com a dija, e fico com as duas!
    mas não gosto nada de polar!ehehehe
    e gosto bem mais de massa do que de carne!!!
    :DDDDd

    ResponderExcluir
  5. fico com a segunda, acho que nós, seres humanos, procuramos sempre nos expandir para termos certeza de que aquilo que temos é o bom e é oq nos faz feliz, e acredito que essa é uma busca constante, afinal de contas mesmo que tenhamos churrasco e polar todos os dias nao estaremos 100% satisfeitos, correto?

    e sobre o churrasco+polar, sou mega suspeita a comentar, pois sou mega bairrista e pra mim tudo que eh do rio grande do sul é melhor :)

    se precisares de um belo entrecot me grita que te mando!!!
    besos!

    ResponderExcluir
  6. concordo em alguns aspectos, mas experimentar o novo é muito bom!
    e eu não troco nuncaaa uma bela kronenbourg 1664 por uma polar ou whatever!
    nesse quesito, para mim, UK é sempre campeão!

    ResponderExcluir
  7. Oi Guris. Estou me deliciando com os posts de vocês, e morrendo de saudades.

    Beijos, Dudu

    ResponderExcluir
  8. para percebermos que o velho também é bom e que talvez supere o novo em 100% temos dois caminhos,primeiro: às vezes mesmo vivendo momentos maravilhosos,cheios de novidades,surpresas e fora da nossa rotina nos lembramos das coisas boas do nosso dia a dia que embora sejam simples ocupam um lugar especial dentro de nós e nos dá segurança.segundo:quando estamos passando por momentos difìceis em nossa vida obviamente ficamos saudosos do passado ou das coisas que ficaram prá trás.resumindo temos que aproveitar o novo e o velho,sempre mantendo os pés no chão e alertas para qualquer oportunidade que nos traga boas lembranças e boas lições. parabéns pelo texto.excelente.

    ResponderExcluir
  9. belas palavras do filho e da mãe :P

    ResponderExcluir
  10. Primeiro de tudo: PÔ!Pq essa discussao nao rolou antes do meu tcc?Poderia ter usado esses belos depoimentos para incrementar meu trabalho! hahauhuauahauh
    Brincadeiras a parte, adorei o texto Tommy!
    Tb acho que é um pouco das duas!No final, o que resulta de tudo isso é o somatório de experiencias e historias para contar, seja com o novo ou com o velho.
    Apoveita muito o novo, pq o velho, que deixa de ser velho a cada dia que passa pq se renova, vai estar sempre aqui.
    Beijoooooos, saudades dos "velhos" do meu coração!

    ResponderExcluir