domingo, 17 de maio de 2009

Tranquilidade.

Londres impressiona. As pessoas, os lugares, as roupas, os carros, os prédios, a cultura, etc etc etc. Mas com o tempo, a gente acaba se adaptando, ou pelo menos acostumando os olhos pra todas essas coisas. Atravessar a rua na frente de um Porsche, ver as gurias de short e chinelo num clima apropriado pra um blusãozinho, ter um dia de folga e ir "ali" na Oxford Street, ou "ali" em Picadilly Circus, pegar um metrô e "visitar" a rainha, entre outros.
Mas se tem uma coisa que eu não consigo me acostumar, é com as pessoas dormindo em público. Sim. Desde a minha primeira semana aqui, eu me deparo com pessoas diariamente dormindo no metrô. Como elas sabem quando acordar, como elas aguentam o sacolejo e o barulho do trem eu não sei, mas é só colocar a bolsa ou a mochila no colo, fechar os olhos e pronto! De algumas semanas pra cá, comecei a andar de ônibus também por aqui. Mesma coisa! As paradas, o barulho, o balanço.. e mesmo assim, elas dormem no ônibus. Quantas vezes a gente já foi num parque, e se deparou com alguém dando uma descansadinha embaixo de uma árvore.
E hoje, indo pro trabalho de ônibus, enxerguei pela janela, uma moça que tirava um cochilo depois do almoço, em pleno McDonald's.
Em uma das maiores e mais importantes capitais do mundo, com seus 7,5 milhões de habitantes, entre carros, obras, buzinas, sirenes, celulares, vozes, mp3s, quer coisa mais controversa que a tranquilidade de um sono?

Talvez eu me acostume. Talvez não.

9 comentários:

  1. eu sou o exemplo vivo disso, durmo no metro, as vezes até em pe´iuaheiauhea

    esses dias dormi no onibus e quando paro no fim da linha, que graças a deus é a nossa casa, uma brasileira me acordou aiuheauiehaiuehaiu

    o balancinho me lembra ate o balanço do berço aiuheiauheiuaheia deverias tentar! aiuehaiheaiu

    ResponderExcluir
  2. um amigo meu que ta aí tava me dizendo esses dias: essa cidade dá um sono!
    E dá mesmo!
    Londres esgota a gente!aí eu deitava na cama(ou em qualquer lugar) e pum!aqui, é uma dureza pra pegar no sono!
    no meu intervalo do trabalho eu ia pra uma pracinha, deitada a cabeça no casaco, colocava o despertador pora tocar e:
    ZZZZZZZZZZZZZ
    melhor coisa que tem!
    e ainda sem medo de me roubarem!

    ResponderExcluir
  3. primeiro de tudo, ótimo texto fernandinha :)
    e concordo contigo, não sei como essas pessoas conseguem dormir, relaxar... é um caso a ser estudado iuehuiehieheiue

    besos e saudades!!

    ResponderExcluir
  4. no metro de porto alegre sempre via um ou outro dormindo, nunca entendi a arte de acordar na parada certa. enfim, vai ver que sou muito exigente e o sono alheio nem tanto...

    ResponderExcluir
  5. opinarei, gentem eu creio que todos nos sejamos adaptáveis. vide lamarck, sobrevivemos pq nos adaptamos ao ambiente. logo vais estar roncando no metro fer! hehehehehe
    se o teu dia-a-dia te cansar de tal forma que não conseguirás esperar voltar p casa p o bentido descanso, estas fadada a dormir no metro.
    sinto muito. uehiueheuihueiheuih
    Bjo amoressss, saudades de falar com vcs.
    Mega PS: hj eu jurei ter te visto... quase morri de susto!!!! mas nao era tu tche! hahahahahahahaha

    ResponderExcluir
  6. muito bom esse texto!
    a tranquilidade do sono...
    eu dormia no jardim do cefet, depois do almoço, esperando a hora da aula!
    e dormia na aula tbm!
    eu era cansada!
    ehehehehe
    bjos!

    ResponderExcluir
  7. dormir na jardim da escola é clássico! muito bom!
    queria ter espaços para durmir aqui - tranquilamente - as vzs (quase sempre) ñ vou em casa para almoçar e perco ricas horas de soninhuuuu :P

    saudadeeee

    ResponderExcluir
  8. eh.. e se o brasileiro tenta dormir em lugar publico, quando ve ta sem bolsa ou sem sapato.. uahhuea

    ResponderExcluir
  9. Ah sou super a favor do soninho!Mas realmente, no Mc Donalds é algo um tanto estranho!Foi pra comer ou dormir?As duas coisas talvez...
    Logo tu hein Batista!Nas viagens, na maioria do meu lado, não se acanhava em dormir, dormir, dormir...até de boca aberta ficava e eu nunca reclamava!
    Deita e dorme, meu bem!!
    ahahaahha
    Beijos

    ResponderExcluir